No Sul de Minas Gerais, pequena cidade em número de habitantes (6.179), mas grande em suas riquezas e tradições gastronômicas, Silvianópolis sediou a 10ª edição do ‘Festival Sabores e Saberes de Santana’ entre 13 e 15 de setembro. Rolando Brandão marcou presença no evento, representando o setor gastronômico da cidade vizinha, Pouso Alegre/MG.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA) e diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Sul de Minas (Abrasel) aproveitou para confirmar que o Festival Gastronômico e Cultural do Sul Minas Gerais está previsto para acontecer ainda neste segundo semestre de 2024, em Pouso Alegre/MG.
“Silvianópolis é uma cidade que contribui e acrescenta muito no turismo regional. São dez anos de jornada do festival, criado em 2014 e que cresceu junto com a valorização da culinária mineira em nossa região. Um evento com mais de 18 atividades gastronômicas e 30 expositores locais. Em Pouso Alegre teremos mais uma edição do Festival Gastronômico e Cultural em outubro. São festivais que mostram a força regional da cultura mineira, que é, inclusive, patrimônio imaterial do Estado”, disse Rolando Brandão.
O festival em Silvianópolis contou com aulas-show de pratos na cozinha montada na praça, pilão socando paçoca, fogões no chão no preparo das tachadas, torra de café ao vivo e uma casinha de pau a pique, símbolo do Festival.
Chefs de cidades mineiras e de São Paulo marcaram presença no festival / Créditos: Festival Sabores e Saberes de Santana
O turismo regional foi representado ainda com as Frutas desidratadas com arte, de Turvolândia/MG; o vinho Casa Rodrigo, de São João da Mata/MG; o “Torremo na Lata”, de São Sebastião da Bela Vista/MG; o Cacau do Céu, de Santa Rita do Sapucaí/Ilhéus e o azeite, produto da terra que sediou o evento.
“A principal característica do Festival é a valorização da mão de obra local. Desde os bastidores, como a feitura dos aventais, à equipe de apoio da cozinha, à produção em geral, até os expositores que ficam na linha de frente. Um giro para a economia do município que passa por inúmeros setores, mas também ultrapassa fronteiras e, pensando no turismo regional, garimpa e lança muitos produtos. O Festival é o nosso portfólio, onde conseguimos mostrar toda a nossa riqueza humana, cultural e gastronômica”, disse Ivanna Peixoto, secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Silvianópolis.
Também feito o lançamento do projeto ‘Expedição Culinária As cozinhas de beira de rio do sul de Minas’, de autoria da jornalista Ana Beraldo e do turismólogo Rafael Huhn, produtores também do Festival. Dada a sua importância, hoje, o Festival é patrimônio imaterial de Silvianópolis, com registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
“A edição deste ano contemplou várias atividades gastronômicas e culturais. Nosso Festival, hoje, é reconhecido na região e é fonte inspiradora para muitas cidades que desejam criar o seu”, encerrou Ana Beraldo, idealizadora e produtora do Festival.
Como ser um associado
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao SINDIPA, devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278.