Entre os dias 24 e 25 de abril, representantes da cozinha mineira estiveram reunidos no 8º Encontro da Gastronomia Mineira – Regional Sul. Rolando Brandão, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), participou do evento que contou ainda produtos únicos e artesanais do sul de Minas Gerais durante exposição.
O encontro aconteceu na cidade de Itanhandu, em parceria com a Instância Governança Terras Altas da Mantiqueira, e foi voltado especialmente para os produtores do trade de turismo, mostrando uma grande riqueza gastronômica de Minas Gerais que possui força para atrair turistas de todos os estados do país.
“Estive representando Pouso Alegre neste evento tão importante, onde todos os municípios apresentam o que têm de melhor em sua região. O objetivo foi juntar esses municípios para que, cada vez mais, possamos levantar o turismo na nossa região. Junto com o SEBRAE, estamos fazendo uma missão em Belo Horizonte/MG; vamos levar os nossos empresários a participar do encontro da Frente da Gastronomia Mineira na capital, para aprimorar ainda mais os nossos associados do SINDIPA”, citou o presidente Rolando Brandão.
Uma visita técnica foi promovida no primeiro dia do evento, quando os participantes conheceram propriedades rurais onde são fabricados alguns dos melhores queijos do país. Eles puderam ainda ter uma experiência única nos Laticínios Perola da Serra, conhecendo produtos com 100 % leite de Búfala e 100% produção artesanal, situado nas terras Altas da Mantiqueira, em Itanhandu.
No segundo dia do evento, os representantes ganharam um café especial com pratos feitos do milho, como cural, pamonha e broas. Em seguida, houve a abertura oficial com Chef Edson Puiati, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira; Rafael Huhn, coordenador da mesma frente na Regional Sul; Tereza Lemos, presidente da FECITUR e demais autoridades, como o prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique Pinto Monteiro.
“Os modos de fazer se aplicam a tudo, não só na comida, através das receitas. A gente nunca consegue fazer, por exemplo, uma mesma receita de pão de queijo, igual à da mãe, da avó, ou também dos vizinhos, é muito complexo. O modo de fazer é algo muito pessoal. A história da nossa cultura, da nossa região, da nossa regionalização, das nossas raízes, vai variar. Então, a gente precisa conhecer as nossas raízes, saber como que é, onde é”, disse o Chef Edson Puiati.
Depois, palestras e workshops aconteceram durante o dia, além do painel de queijos, que explorou os segredos por trás do Queijo Alagoas, Queijo Mantiqueira e Queijo de Búfala de Itanhandu, moderado por Cecília Galvão e participação do renomado empresário Osvaldo Filho. Houve ainda conversa sobre os modos de fazeres da cozinha mineira e festivais e feiras gastronômicas da região e os seus impactos para o turismo.
Frente da Gastronomia Mineira
A Frente da Gastronomia Mineira foi criada com o intuito de ser um fórum participativo para reunir esforços pela defesa, preservação e promoção da gastronomia do nosso estado. Em toda Minas Gerais existem iniciativas nesse sentido, era necessário que elas fossem conectadas. Sem personalidade jurídica, a FGM promove essa articulação através de um trabalho em rede que conta com representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor e todos aqueles que tenham interesse na área.
Além de Itanhandu, os municípios que já receberam uma edição da FGM foram: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Dom Viçoso, Monte Sião, Gonçalves e Guaxupé. Outros eventos como este devem acontecer nos próximos meses, em novas cidades.
“Estivemos em mais um encontro FGM – Regional Sul, um momento importante de troca e conexões entre os diversos municípios do Sul de Minas para se debater sobre a Gastronomia Mineira e sobre os potenciais de Minas Gerais desse segmento. É um encontro com muitas informações técnicas para empresários, poder público, circuitos turísticos, toda a cadeia produtiva da gastronomia reunida. Uma oportunidade muito grande que o SEBRAE apoia e incentiva”, citou Simone Lopes, Analista Técnica do SEBRAE MINAS e coordenadora estadual do Programa Prepara Gastronomia.
Como ser um associado
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao SINDIPA, devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278.
Para acompanhar as notícias do SINDIPA, Acesse:
Site - www.sindipa.com.br
Instagram - @sindipa_pousoalegre
Facebook - www.facebook.com/sindipousoalegre