Foto: Chef Antonio / Chef Jajá / Prefeito Gabriel / Rolando Brandão / MaterChef Maria do Carmo / Domingos / Rafael Huhn / Foto: Divulgação
A cidade de Paraguaçu, no sul de Minas Gerais, realizou a XIV Festa do Marolo, entre os dias 13 e 17 de março de 2024. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo eventos educacionais, esportivos, shows, a Feira Delícias do Marolo e Artesanato, além do Festival de Música Marolo de Ouro!
Durante a festa, houve ainda o 12º Concurso Gastronômico, que reuniu receitas com o uso de ingrediente que contenha polpa, essência ou fruto “in natura” do Marolo. O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), Rolando Brandão, foi um dos três jurados da fase final do concurso.
“No ano passado, abrimos espaço para que a Associação do Marolo participasse efetivamente do Festival Cultural e Gastronômico de Pouso Alegre. Então é muito importante o SINDIPA estar participando, mais um ano, diretamente do Festival do Marolo em Paraguaçu. O objetivo é cada vez mais integrar todas as cidades que estão ao nosso redor, em festivais gastronômicos do sul de Minas, o que aumenta a procura e o conhecimento de mais produtos”, enfatizou Rolando Brandão.
Ao seu lado, Rolando contou com a presença da Chef Jamile Botrel e do Chef Antônio Massahud. A fase final, que foi realizada ao vivo em frente à mesa de jurados, reuniu os melhores pratos produzidos com o fruto, em três categorias: salgados, doces e coquetéis. O fruto é típico da cidade, do cerrado. E Paraguaçu está numa transição de Mata Atlântica para o cerrado.
“A Festa do Marolo é uma importante festa tradicional do Sul de Minas, que valoriza a cultura alimentar, valoriza a produção agrícola, tudo em torno do Marolo, que é um fruto preservado e um patrimônio do município. Além de toda economia criativa que circula em torno dele, a venda do produto e os derivados que são produzidos através dele. A festa é um momento de agradecimento, de festividades, e de divulgação de toda a produção associada a esse fruto. Este ano a gente fomentou ainda mais com as cozinhas show, o ano que mostra a força da Cozinha Mineira”, disse Rafael Huhn, curador gastronômico do evento.
No sábado (16), aconteceu ainda um show do cantor Wilson Sideral. Também foi lançada durante o evento, a 3ª Maratona Pedagógica do Marolo. A Festa do Marolo é organizada pela Associação Terra do Marolo e Prefeitura Municipal de Paraguaçu.
Vencedores do concurso
Entre os pratos salgados, o chef vencedor foi Rafael Bruno Gonçalves, com o prato Porco lambuzado no Marolo. Em segundo lugar ficou o Chef Júlio Cesar Souza, com o Peixe na Telha ao molho de Marolo, e em terceiro, a Chef Luciana Dias com o Osso buco com Marolo à Moda Italiana.
Já entre os doces, a vitória ficou com a chef Amanda Carvalho Izidoro, com o prato Crème Brulée de Marolo. Em segundo, o prato Verrine de Marolo, da chef Vitória Ap. Santos Moraes, seguido pelo Petit Gateau de marolo, da chef Luciana Dias
E no quesito Coquetel, o primeiro colocado foi o chef Felipe Augusto Prado, com o Marolo Vip. Em segundo apareceu p chef Rafael Bruno Gonçalves, com o Marocolada, seguido pela chef Vitória Aparecida Santos Moraes com o Pinã Colada de Marolo.
Presença ilustre
Quem abrilhantou a Festa do Marolo em 2024 foi Maria do Carmo Prado Trevisan, ‘filha’ de Paraguaçu e vencedora do Masterchef+ 2023, programa da TV Bandeirantes. Ela mora atualmente em Belo Horizonte e foi convidada para participar da festa no Sul de Minas, onde foi homenageada pela Prefeitura, com a entrega de uma placa de reconhecimento.
Maria do Carmo morou em Paraguaçu até os 18 anos e desde pequena foi acostumada a comer o fruto, principalmente na fazenda de um tio, onde havia muitos pés de Marolo. Em entrevista ao Jornalista Iago Almeida, a vencedora do Masterchef+ falou da variedade de pratos que pôde conhecer no festival, citando que antes só se conhecia o licor e o doce de leite de marolo, mas agora, o fruto está presente em diversificadas receitas.
“A gente se lambuzava. Era uma fruta comum e, naquela época, a gente não dava tanta importância para ela. Hoje, ela virou o símbolo da cidade. E esse festival que foi criado lá, eu acho que levou Paraguaçu para muitos lugares, porque cozinheiros da região, de outras cidades, foram para lá para participar desse concurso, descobrindo outros pratos”, disse Maria do Carmo em entrevista ao Jornalista Iago Almeida.
Foto: Maria do Carmo Prado Trevisan, ‘filha’ de Paraguaçu e vencedora do Masterchef+ 2023 / Foto: Divulgação
Maria do Carmo relatou que nunca tinha participado da festa, por conta da agenda, mas que se sentiu emocionada com o convite para estar presente nesta edição de 2024. Ela confirmou ainda que não vai mais perder o evento.
“Eu não tinha noção do tanto que as pessoas da minha terra estavam esperando por mim, da homenagem que eu recebi, e do carinho de muitas crianças em Paraguaçu. Aqui em Contagem eu fiz muito sucesso com as crianças. Eu não sei se é porque eu disse, que eu sempre gostei de ensinar meus netos e meu bisneto, que o meu plano é ter uma cozinha para dar aula para a criança. A festa foi linda e se Deus quiser, daqui para frente eu não vou perder mais”, completou ela.
Sobre sua participação no Masterchef+, ela citou que tudo inciou em uma brincadeira, quando as filhas falavam para ela participar e ela dizia que não fazia parte de seus projetos. Mas, ela acabou concordando e resolveu se inscrever. Ela foi realizando as provas e passando, até ser chamada para concorrer ao avental.
“Foi uma experiência maravilhosa, uma coisa inédita na minha vida. Eu fiz aquela sobremesa, porque eles me pediram que era para eu fazer um doce. Então eu dei várias receitas, eles escolheram aquela e eu fiz e foi um sucesso. Em nenhum sonho eu imaginei que eu fosse ser vencedora. Foi muito bom, foi maravilhoso. Eu conheci pessoas ótimas, a gente fez grandes amizade. E o Edu, que foi o meu companheiro da final, virou quase que um filho. Foi uma experiência muito boa e que continua até hoje”, citou a doceira e massoterapeuta.
Fotos
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao SINDIPA, devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278.
Para acompanhar as notícias do SINDIPA, Acesse:
Site - www.sindipa.com.br
Instagram - @sindipa_pousoalegre
Facebook - www.facebook.com/sindipousoalegre