O encontro das águas dos cinco rios que banham o município de Pouso Alegre, no Sul de Minas, é tema do documentário “Pouso Alegre - o encontro das águas”. A pré-estreia do curta, que tem 20 minutos, aconteceu nesta quinta-feira (30/1), no Sesc.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA) e vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Sul de Minas), Rolando Brandão, participou da noite de lançamento.
O documentário inicia com animação sobre a geografia dos cinco rios, que banham o município: Itaim, Mandu, Sapucaí-Mirim, Cervo e Sapucaí, levando o espectador a percorrer, de forma lúdica, os caminhos dos rios abordados. Na primeira parte, os protagonistas/canoístas Bruno Jamil e Christian Valias, condutores da expedição, embrenham nas matas do complexo da Mantiqueira para desbravarem as nascentes dos rios.
Para documentar o encontro das águas dos rios abordados, o ritmo foi de aventura. Foram realizadas três canoagens com grupos de caiaqueiros, sob que movimentaram e coloriram o cenário, além das imagens feitas com drone, que deram um toque cinematográfico à produção.
“Os rios desempenham um papel essencial para o turismo de Pouso Alegre, oferecendo não apenas beleza cênica, mas também diversas oportunidades para atividades de lazer e ecoturismo. A cidade, rodeada por uma rica natureza, tem em seus rios uma grande atração para os visitantes. Eles não apenas embelezam a cidade, mas são também fontes de riqueza cultural e econômica, atraindo aqueles que procuram uma experiência de turismo mais conectada à natureza”, enfatizou Rolando Brandão.
Para compor a trilha sonora, a direção do documentário optou por autores e músicos regionais, que gentilmente cederam os direitos autorais. Compõem a trilha sonora: Mandu, de Marcos Mesquita, com o Grupo Imbuia; Nas águas turvas do Sapucaí, de Euler Ferreira, de Pouso Alegre; Mantiqueira Musa, de Elder Costa, de Gonçalves e e Madlav Bechara; Intríseca Geraes, de Wanderson Lima, de Poços de Caldas e Sapucaí, de Elton Ribeiro e Poli Brandani, de Borda da Mata, feita especialmente para o projeto.
“Eu fiquei muito impressionado com a riqueza do material, a riqueza das informações dos nossos rios, retratados nesse belo curta metragem da Ana Beraldo. Este é o tipo de projeto que precisa ser levado, urgentemente, para dentro das escolas, tanto do município, quanto do estado. Que mais pessoas possam aproveitar as histórias, riquezas e oportunidades que Pouso Alegre e a região da Mantiqueira oferecem”, encerrou o presidente.
O projeto tem direção da jornalista Ana Beraldo e é apoiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital de Chamamento Público nº 02/2023 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Audiovisual da Superintendência Municipal de Cultura de Pouso Alegre/MG.
Como ser um associado
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao Sindicato devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278. Conheça nossos benefícios para sua empresa!